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Gorduras boas para um coração mais saudável

Quinta-feira | 12.02.2015 | à 16:28


O que comer antes e depois da academia?
Diet, light e zero: Qual a diferença?
Lanches saudáveis para comer no jantar
Aposte nas vitaminas do complexo b para um cérebro mais ativo
Gorduras boas para um coração mais saudável
As gorduras insaturadas são aquelas consideradas boas para a nossa saúde, encontradas em produtos de origem vegetal. Elas são chamadas de gorduras boas, pois ajudam a aumentar o nosso colesterol bom, o HDL e a reduzir os níveis no sangue do colesterol ruim, o LDL, protegendo o coração e reduzindo o risco para doenças cardiovasculares. Isso acontece pois as gorduras insaturadas impedem a deposição de gorduras na parede das artérias, a chamada aterosclerose, que pode provocar infartos, acidentes vasculares (AVCs), entre outros problemas. Além disso, as gorduras boas também são fontes de energia e veículos importantes para alguns nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que são solúveis em óleos ou gorduras, que são as vitaminas A, D, E e K, além de gorduras essenciais, como os ômegas 3 e 6, que não podem ser produzidos no organismo, tendo que ser obtido pela alimentação.
As gorduras boas podem ser encontradas nos seguintes alimentos:

    peixes oleosos, como salmão, arenque, cavala, azeite.
    óleos vegetais, como o óleo de soja, girassol, canola.
    abacate.
    sementes, como a linhaça, o girassol, o gergelim.
    castanhas, amêndoas, avelãs, nozes.

Assim, para aumentar o consumo dessas gorduras e proteger a saúde do seu coração, aposte nesses alimentos. A Plusvita possui diferentes opções de pães integrais feitos com sementes, como a de girassol, linhaça e gergelim, que pode te ajudar na ingestão dessas gorduras.  Escolha seu preferido!
Referências:
Martin CA, Almeida VV, Ruiz MR, Visentainer JEL, Matshushita M, Souza NE et al . Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos. Rev Nutr, 2006; 19(6):761-770.
Pinho RA, Araújo MC, Ghisi Gabriela LM, Benetti M. Doença arterial coronariana, exercício físico e estresse oxidativo. Arq Bras Cardiol, 2010; 94(4):549-555.


Gorduras boas para um coração mais saudável

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Gorduras boas para um coração mais saudável
As gorduras insaturadas são aquelas consideradas boas para a nossa saúde, encontradas em produtos de origem vegetal. Elas são chamadas de gorduras boas, pois ajudam a aumentar o nosso colesterol bom, o HDL e a reduzir os níveis no sangue do colesterol ruim, o LDL, protegendo o coração e reduzindo o risco para doenças cardiovasculares. Isso acontece pois as gorduras insaturadas impedem a deposição de gorduras na parede das artérias, a chamada aterosclerose, que pode provocar infartos, acidentes vasculares (AVCs), entre outros problemas. Além disso, as gorduras boas também são fontes de energia e veículos importantes para alguns nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que são solúveis em óleos ou gorduras, que são as vitaminas A, D, E e K, além de gorduras essenciais, como os ômegas 3 e 6, que não podem ser produzidos no organismo, tendo que ser obtido pela alimentação.
As gorduras boas podem ser encontradas nos seguintes alimentos:

    peixes oleosos, como salmão, arenque, cavala, azeite.
    óleos vegetais, como o óleo de soja, girassol, canola.
    abacate.
    sementes, como a linhaça, o girassol, o gergelim.
    castanhas, amêndoas, avelãs, nozes.

Assim, para aumentar o consumo dessas gorduras e proteger a saúde do seu coração, aposte nesses alimentos. A Plusvita possui diferentes opções de pães integrais feitos com sementes, como a de girassol, linhaça e gergelim, que pode te ajudar na ingestão dessas gorduras.  Escolha seu preferido!
Referências:
Martin CA, Almeida VV, Ruiz MR, Visentainer JEL, Matshushita M, Souza NE et al . Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos. Rev Nutr, 2006; 19(6):761-770.
Pinho RA, Araújo MC, Ghisi Gabriela LM, Benetti M. Doença arterial coronariana, exercício físico e estresse oxidativo. Arq Bras Cardiol, 2010; 94(4):549-555.


Quinta-feira | 12.02.2015 | à 16:28