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Aposte nas vitaminas do complexo b para um cérebro mais ativo

Quinta-feira | 12.02.2015 | à 16:25


O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, no entanto, com o passar da idade, percebemos uma perda de capacidade mental, que muitas vezes atribuímos ao envelhecimento. Mas o que poucos sabem é que o estilo de vida, como uma dieta inadequada e, até mesmo, o ambiente podem danificar as células do cérebro. Contudo, a adoção de hábitos saudáveis, com o consumo de alguns nutrientes importantes, desde a infância, nos ajuda a proteger o cérebro contra esses danos precoces, reduzindo os prejuízos que podem atrapalhar a concentração, a produtividade e o desempenho em atividades onde o cérebro é essencial.
As vitaminas do complexo B, por exemplo, protegem nossos neurônios contra o ataque dos radicais livres, substâncias produzidas no corpo podem prejudicar as conexões nervosas e atrapalhar a transmissão das informações, pois possuem uma capacidade antioxidante, ou seja, de neutralizar esses radicais livres, impedindo sua ação. Além disso, elas também participam na construção de novos neurônios e dos neurotransmissores, substancias que ajudam na transmissão dos sinais, importantes no processo de aprendizagem. Alguns estudos tem demostrado que a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, como as vitaminas B6, B12 e ácido fólico, esta relacionada a problemas na memória e aprendizado, mas que podem ser revertidos com a inclusão desses nutrientes na dieta.
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, carnes, leite e ovos, além de grãos e sementes. Os grãos integrais, por não passarem pelo processo de refinamento, que retira partes importantes dos grãos, são ótimas fontes desses nutrientes, sendo aliados para a saúde do cérebro. Incluir mais alimentos integrais no seu dia a dia é uma forma gostosa de incluir mais nutrientes na alimentação. Pensando nisso a Plusvita tem uma linha completa de pães feitos com grãos integrais, como flocos de centeio, semente de linhaça, grãos de quinoa e farelo de aveia, excelentes fontes de vitaminas do completo B, além de outros nutrientes importantes, como fibras alimentares e gorduras do bem.
Referências:
Benton D. Micronutrient status, cognition and behavioral problems in childhood. Eur J Nutr, 2008; 47(3):38–50.
Djukic A. Folate-responsive neurological diseases. Pediatr Neurol, 2007; 37:387–97.
Dror DK, Allen LH. Effect of vitamin B12 deficiency on neurodevelopment in infants: current knowledge and possible mechanisms. Nutrition Reviews, 2008; 66(5):250–255.
Endres M, Ahmadi M, Kruman I, Biniszkiewicz D, Meisel A, Gertz K. Folate deficiency increases postischemic brain injury. Stroke, 2005; 36:231–35.
Falcão MC. Temas de pediatria. Nutrição e desenvolvimento cerebral da criança. Anais Nestlé, 2010.
Fattal-Valevski A et al. Delayed language development due to infantile thiamine deficiency. Developmental Medicine & Child Neurology, 2009; 51:629–634.


Aposte nas vitaminas do complexo b para um cérebro mais ativo

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, no entanto, com o passar da idade, percebemos uma perda de capacidade mental, que muitas vezes atribuímos ao envelhecimento. Mas o que poucos sabem é que o estilo de vida, como uma dieta inadequada e, até mesmo, o ambiente podem danificar as células do cérebro. Contudo, a adoção de hábitos saudáveis, com o consumo de alguns nutrientes importantes, desde a infância, nos ajuda a proteger o cérebro contra esses danos precoces, reduzindo os prejuízos que podem atrapalhar a concentração, a produtividade e o desempenho em atividades onde o cérebro é essencial.
As vitaminas do complexo B, por exemplo, protegem nossos neurônios contra o ataque dos radicais livres, substâncias produzidas no corpo podem prejudicar as conexões nervosas e atrapalhar a transmissão das informações, pois possuem uma capacidade antioxidante, ou seja, de neutralizar esses radicais livres, impedindo sua ação. Além disso, elas também participam na construção de novos neurônios e dos neurotransmissores, substancias que ajudam na transmissão dos sinais, importantes no processo de aprendizagem. Alguns estudos tem demostrado que a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, como as vitaminas B6, B12 e ácido fólico, esta relacionada a problemas na memória e aprendizado, mas que podem ser revertidos com a inclusão desses nutrientes na dieta.
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, carnes, leite e ovos, além de grãos e sementes. Os grãos integrais, por não passarem pelo processo de refinamento, que retira partes importantes dos grãos, são ótimas fontes desses nutrientes, sendo aliados para a saúde do cérebro. Incluir mais alimentos integrais no seu dia a dia é uma forma gostosa de incluir mais nutrientes na alimentação. Pensando nisso a Plusvita tem uma linha completa de pães feitos com grãos integrais, como flocos de centeio, semente de linhaça, grãos de quinoa e farelo de aveia, excelentes fontes de vitaminas do completo B, além de outros nutrientes importantes, como fibras alimentares e gorduras do bem.
Referências:
Benton D. Micronutrient status, cognition and behavioral problems in childhood. Eur J Nutr, 2008; 47(3):38–50.
Djukic A. Folate-responsive neurological diseases. Pediatr Neurol, 2007; 37:387–97.
Dror DK, Allen LH. Effect of vitamin B12 deficiency on neurodevelopment in infants: current knowledge and possible mechanisms. Nutrition Reviews, 2008; 66(5):250–255.
Endres M, Ahmadi M, Kruman I, Biniszkiewicz D, Meisel A, Gertz K. Folate deficiency increases postischemic brain injury. Stroke, 2005; 36:231–35.
Falcão MC. Temas de pediatria. Nutrição e desenvolvimento cerebral da criança. Anais Nestlé, 2010.
Fattal-Valevski A et al. Delayed language development due to infantile thiamine deficiency. Developmental Medicine & Child Neurology, 2009; 51:629–634.


Quinta-feira | 12.02.2015 | à 16:25